-
Arquitetos: MICA; MICA
- Área: 800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Richard-Chivers
-
Fabricantes: Burmatex, Kahrs, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. O mais novo edifício da Escola Stowe acaba de ser inaugurado em Buckinghamshine, um pensionado feminino construído em meio ao Stowe Gardens, um dos exemplos mais proeminentes do Movimento Paisagístico Inglês. Implantado junto a uma longa faixa de mata nativa, a qual define os limites dos jardins à oeste da propriedade, o edifício está resguardado da paisagem aberta das pastagens históricas, onde no passado os antigos proprietários criavam a casta raça de gado longhorns.
Os belos jardins de Stowe Gardens formam uma paisagem que sempre nos surpreende e nos permite admirar a natureza em todo seu esplendor. Pelas pradarias, podemos ver um edifício em ruínas e a última obra construída por Vanbrugh; uma pirâmide em estilo egípcio de quase vinte metros de altura, a qual foi concluída por Gibbs após a morte de Vanbrugh e dedicada à sua memória.
Desde a fundação da Stowe School em 1923, a estrutura vem sendo incrementada ao longo da margem oeste dos jardins dentro dos limites da propriedade cercada por um cinturão linear de árvores. Em 1935, R Fielding Dodd adicionou um conjunto de três residências para os professores, as quais ficaram conhecidas como Home Park Houses. Agora protegida por grandes árvores, esta rua neo-georgiana é um marco histórico na paisagem do Stowe Gardens.
Um caminho sinuoso conecta o Home Park ao campus principal da escola mais ao norte, passando através das florestas e da encosta íngreme até o aglomerado dos edifícios da escola. A paisagem acolhe estoicamente as dependências do colégio, funcionando como um portal que se abre para a natureza.
O conjunto foi dividido em dois blocos, o primeiro possui apenas dois pavimentos e conta com um terraço externo e instalações compartilhadas. O segundo está parcialmente rebaixado no terreno e foi construído em três pavimentos que se conectam por uma passarela sobre o caminho que passa entre eles. Através desta passagem chega-se a nova estrutura que se desenvolve em três edifícios implantados de forma linear, encerrando um pátio central que dá acesso ao quarto e último volume do conjunto.
As estruturas históricas adjacentes são bastante simples. Plantas retangulares construídas em tons terrosos e janelas em aço branco. As três casas estão conectadas por um amplo passeio frontal protegido e aberto para a paisagem.
Os caminhos, a topografia e a natureza se integram perfeitamente neste novo cenário. A silhueta dos novos edifícios cria uma nova topografia, construída por volumes mais altos, emoldurados por terraços e parapeitos.
O caminho é definido por paredes sólidas de tijolos que através de solenes mudanças de direção vão revelando os elementos que compõe os edifícios até desembarcar em um pequeno pátio interior. Os quartos no térreo são protegidos pela densa floresta ao lado, enquanto que a pradaria permite longas vistas abertas para a paisagem histórica de Stowe Gardens.
As históricas casas adjacentes serviram como ponto de partida para este projeto - o nível do beiral marca a altura do parapeito da cobertura enquanto que a altura das janelas define a altura da laje do primeiro pavimento. A partir destas linhas de referência, a volumetria se desenvolve, subindo e descendo através de um jogo formal de formas e volumes. As aberturas foram dispostas livremente ou alinhadas com algum elemento importante do conjunto. Uma mudança sútil na paginação dos tijolos marca o coroamento superior da fachada do edifício para deleite dos observadores mais atentos.